[link=http://www.supermensagens.net][/link]

[b]Recados para Orkut? http://www.supermensagens.net[/b]

terça-feira, 5 de junho de 2012

Ativ. 2.8 PLANO DE AULA.


PLANO DE AULA

Autoria:Edna de Jesus S.S.Saraiva
Creuza Mendes Gontijo
Jandira Corrêa da Silva

Estrutura Curricular:

Modalidade/Nível de Ensino: 3º Ano do Ciclo Inicial de Alfabetização

Componente Curricular: Ciências

Tema: O Ar/ Propriedades do Ar

Dados da aula:

Duração das atividades: Aproximadamente 1h e 40 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor e com os alunos:

  • Conhecimentos básicos sobre o ar;
  • O que é o ar?
  • Como podemos perceber a sua existência?
  • Do que ele é feito?
  • Para que ele serve?
  • Será que ele pesa?
  • Ocupa lugar no espaço?
  • E elasticidade será que ele tem?
Deixe que os alunos criem suas hipóteses iniciais, que deverão ser anotadas, para que após as experimentações eles possam confirmar ou não essas hipóteses.

Estratégia e recursos da aula:

Aulas informativas, expositivas,debates,atividades escritas e experiências sobre existência do ar,sua importância e propriedades.
Enriquecimento do conteúdo através de hipertextos, experiências e recursos tecnológicos.

ATIVIDADE -01 Onde está o ar?
Levar os alunos ao pátio da escola para que eles percebam a existência do ar no ambiente da escola através do movimento das folhas dos vegetais,cata-ventos,
dos cabelos das crianças, das roupas,da pipa,do vôo dos pássaros e das borboletas,etc.


ATIVIDADE -02

Providenciar balões e levar os alunos para fazerem a experiência para que eles percebam a ação do ar nessa situação.

Questione com os alunos:

  • O que vocês estão fazendo para encher os balões?
  • O que há dentro de cada um dos balões ?
  • De onde veio o componente que encheu os balões?

Valorizar a participação e interação dos alunos e fazer intervenções se necessário, para que eles compreendam que estão soprando ar para o interior dos balões; que os balões estão cheios de ar e que o ar vem do interior do corpo ou do ar atmosférico.


ATIVIDADE-03

Utilizar vários saquinhos cheios de materiais sólidos e líquidos dentro dos saquinhos, alguns com pouco ar, outros somente com materiais sem ar e outros inflados sem nenhum objeto. Amarre todos os saquinhos e entre para os alunos analisarem. Depois o professor questiona os alunos em relação a diferença entre os saquinhos: Se eles tem os mesmos objetos, o que os faz ter aparência diferente, etc. É importante que os alunos percebam a presença do ar nos saquinhos inflados e o pouco ar nos demais saquinhos.

ATIVIDADE-04

Pegar uma garrafa pet, encher de água filtrada e distribuir em copos descartáveis aos alunos, peçam que eles bebam toda a água do copo. Logo após questione-os:O que restou no copo?

Instigá-los a descobrir que o copo ficou preenchido pelo ar.

Se os alunos não conseguirem entender, pode fazer outro questionamento: No copo não há nada ou ele está cheio de ar?O que acontecerá se mergulharmos este copo em uma bacia com água?

Ao mergulhar o copo em uma bacia com água, pedir para observar que o copo não encheu completamente de água.

Observar que se furar o fundo do copo e mergulhar embocado na água perceberão o surgimento de bolhas confirmando a presença do ar.

Para provar também que o copo não estava vazio o professor pode propor para os alunos colocarem um pedaço de papel no fundo do copo e mergulhar o copo na água. Os alunos devem notar que a presença do ar no copo é o agente que não permite que o papel seja molhado.

ATIVIDADE-05 O ar tem elasticidade?

Para demonstrar aos alunos essa propriedade do ar, peça que eles sigam os passos abaixo:

Passo-1 Encha a seringa com ar.
Passo-2 Coloque um dedo na extremidade da seringa.
Passo 3 Empurre o êmbolo da seringa.

Depois que os alunos fizerem o levantamento de suas hipóteses, mostre-os o porquê disso ter acontecido com o êmbolo da seringa.
Você observou que não conseguimos empurrar o êmbolo? Isso acontece porque mesmo se você empurrar o êmbolo com muita força mantendo o dedo na ponta da seringa, o êmbolo movimenta-se mas volta para posição inicial, pois o ar estava comprimido empurrou o êmbolo, mas voltou a ocupar o mesmo espaço que ocupava antes de ser comprimido.
ATIVIDADE-06 O ar tem peso?

PASSO1- Encham dois balões com o mesmo tamanho;

PASSO2-Prenda com um cordão um balão em cada ponta de um cabide;

PASSO3-Suspenda o cabide pela alça, de modo que os dois balões fiquem equilibrados na horizontal;

PASSO4-Estoure um dos balões, deixando o ar sair;

O balão cheio irá inclinar o cabide para baixo porque é mais pesado do que o balão sem ar.Isto quer dizer que o ar tem peso.


Enriquecimento do conteúdo através de hipertextos, experiências e recursos tecnológicos.


Projeção em data show


Avaliação: Formativa


Através de questionamentos orais e escritos ,diagnosticar o conhecimento do aluno sobre o assunto estudado.







5 comentários:

  1. muito bom, esse trabalho me ajudou numa experiencia em minha formação. obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada estou precisando mesmo de experiências pois eu vou apresenta uma aula de ciência no dia 28/2

    ResponderExcluir
  3. MARAVILHOSO ESSE PLANO DE AULA. OBRIGADA, POR DISPONIBILIZAR ESSE CONHECIMENTO. ME AJUDARÁ MUITO EM MINHAS AULAS.

    ResponderExcluir