PLANO DE AULA
Autoria:Edna de Jesus S.S.Saraiva
Creuza Mendes Gontijo
Jandira Corrêa da Silva
Estrutura Curricular:
Modalidade/Nível de Ensino: 3º Ano do Ciclo Inicial de Alfabetização
Componente Curricular: Ciências
Tema: O Ar/ Propriedades do Ar
Dados da aula:
Duração das atividades: Aproximadamente 1h e 40 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor e com os alunos:
- Conhecimentos básicos sobre o ar;
- O que é o ar?
- Como podemos perceber a sua existência?
- Do que ele é feito?
- Para que ele serve?
- Será que ele pesa?
- Ocupa lugar no espaço?
- E elasticidade será que ele tem?
Deixe que os alunos criem suas hipóteses iniciais, que deverão ser anotadas, para que após as experimentações eles possam confirmar ou não essas hipóteses.
Estratégia e recursos da aula:
Aulas informativas, expositivas,debates,atividades escritas e experiências sobre existência do ar,sua importância e propriedades.
Enriquecimento do conteúdo através de hipertextos, experiências e recursos tecnológicos.
ATIVIDADE -01 Onde está o ar?
Levar os alunos ao pátio da escola para que eles percebam a existência do ar no ambiente da escola através do movimento das folhas dos vegetais,cata-ventos,
dos cabelos das crianças, das roupas,da pipa,do vôo dos pássaros e das borboletas,etc.
ATIVIDADE -02
Providenciar balões e levar os alunos para fazerem a experiência para que eles percebam a ação do ar nessa situação.
Questione com os alunos:
- O que vocês estão fazendo para encher os balões?
- O que há dentro de cada um dos balões ?
- De onde veio o componente que encheu os balões?
Valorizar a participação e interação dos alunos e fazer intervenções se necessário, para que eles compreendam que estão soprando ar para o interior dos balões; que os balões estão cheios de ar e que o ar vem do interior do corpo ou do ar atmosférico.
ATIVIDADE-03
Utilizar vários saquinhos cheios de materiais sólidos e líquidos dentro dos saquinhos, alguns com pouco ar, outros somente com materiais sem ar e outros inflados sem nenhum objeto. Amarre todos os saquinhos e entre para os alunos analisarem. Depois o professor questiona os alunos em relação a diferença entre os saquinhos: Se eles tem os mesmos objetos, o que os faz ter aparência diferente, etc. É importante que os alunos percebam a presença do ar nos saquinhos inflados e o pouco ar nos demais saquinhos.
ATIVIDADE-04
Pegar uma garrafa pet, encher de água filtrada e distribuir em copos descartáveis aos alunos, peçam que eles bebam toda a água do copo. Logo após questione-os:O que restou no copo?
Instigá-los a descobrir que o copo ficou preenchido pelo ar.
Se os alunos não conseguirem entender, pode fazer outro questionamento: No copo não há nada ou ele está cheio de ar?O que acontecerá se mergulharmos este copo em uma bacia com água?
Ao mergulhar o copo em uma bacia com água, pedir para observar que o copo não encheu completamente de água.
Observar que se furar o fundo do copo e mergulhar embocado na água perceberão o surgimento de bolhas confirmando a presença do ar.
Para provar também que o copo não estava vazio o professor pode propor para os alunos colocarem um pedaço de papel no fundo do copo e mergulhar o copo na água. Os alunos devem notar que a presença do ar no copo é o agente que não permite que o papel seja molhado.
ATIVIDADE-05 O ar tem elasticidade?
Para demonstrar aos alunos essa propriedade do ar, peça que eles sigam os passos abaixo:
Passo-1 Encha a seringa com ar.
Passo-2 Coloque um dedo na extremidade da seringa.
Passo 3 Empurre o êmbolo da seringa.
Depois que os alunos fizerem o levantamento de suas hipóteses, mostre-os o porquê disso ter acontecido com o êmbolo da seringa.
Você observou que não conseguimos empurrar o êmbolo? Isso acontece porque mesmo se você empurrar o êmbolo com muita força mantendo o dedo na ponta da seringa, o êmbolo movimenta-se mas volta para posição inicial, pois o ar estava comprimido empurrou o êmbolo, mas voltou a ocupar o mesmo espaço que ocupava antes de ser comprimido.
ATIVIDADE-06 O ar tem peso?
PASSO1- Encham dois balões com o mesmo tamanho;
PASSO2-Prenda com um cordão um balão em cada ponta de um cabide;
PASSO3-Suspenda o cabide pela alça, de modo que os dois balões fiquem equilibrados na horizontal;
PASSO4-Estoure um dos balões, deixando o ar sair;
O balão cheio irá inclinar o cabide para baixo porque é mais pesado do que o balão sem ar.Isto quer dizer que o ar tem peso.
Enriquecimento do conteúdo através de hipertextos, experiências e recursos tecnológicos.
Projeção em data show
Avaliação: Formativa
muito bom, esse trabalho me ajudou numa experiencia em minha formação. obrigada!
ResponderExcluirObrigada estou precisando mesmo de experiências pois eu vou apresenta uma aula de ciência no dia 28/2
ResponderExcluirMARAVILHOSO ESSE PLANO DE AULA. OBRIGADA, POR DISPONIBILIZAR ESSE CONHECIMENTO. ME AJUDARÁ MUITO EM MINHAS AULAS.
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirMuito bom amei
ResponderExcluir