[link=http://www.supermensagens.net][/link]

[b]Recados para Orkut? http://www.supermensagens.net[/b]

sábado, 26 de maio de 2012

Ativ-1.6-WebQuest: Informática e Projetos de Aprendizagem

Ana,

Mediante as indagações feitas, sugerimos materiais pedagógicos, em benefício do aprendizado dos alunos a aplicação do “Projeto Cantinho da Leitura” que foi trabalhado na Escola Municipal João Luiz dos Santos, tendo por finalidade aguçar a curiosidade dos alunos através da leitura. Como meios de tecnologias foram utilizados Datashow, microfone, televisão, DVD, CD, dentre outros. O que foi benéfico aos alunos e professores, uma vez que houve a cooperação ativa de todos, resultando em um projeto relevante e criativo.

Assim, para que o aluno seja um bom escritor é necessário que ele seja um bom leitor. Bom leitor no sentido de interpretar de forma coerente e crítica.
 
Creuza Gontijo e Maria do Carmo.

Ativ-1.3- As Tecnologias na Aprendizagem ao Longo da Vida

            Aprendizagem é um processo dinâmico e contínuo, e ocorre no dia-a-dia entre seus pares, porém ela não ocorre somente em cursos de formação, mas sim, no cotidiano do contexto social.

            Com a inovação e os novos avanços tecnológicos surge a necessidade da aprendizagem continuada ao longo da vida em busca de novos métodos pedagógicos, tornando-a mais eficaz e prazerosa neste mundo competitivo. No entanto, a aprendizagem ocorre em todas as fases da vida, diante a predisposição, ambiente favorável e agente de aprendizagem.

            Nós educadores somos conscientes que a profissão em que estamos inseridos, está diariamente envolvida num processo contínuo de aprendizagem, pois participamos constantemente de cursos de capacitações de acordo com as demandas cotidianas.

 Creuza Gontijo e Maria do Carmo

Ativ-1-Quem sou como professor e aprendiz?


Sou uma professora que busca ser dinâmica, organizada e mediadora do processo ensino-aprendizagem. Valorizo o conhecimento prévio de cada aluno e incentivo a participação de todos nas aulas ministradas. Acredito que o profissional da educação deve, em seu fazer pedagógico constantemente, refletir sobre os seus objetivos propostos para o ensino, levando em consideração o conhecimento que os alunos possuem sobre o “conteúdo” a ser ensinado, pois estes trazem para a escola uma bagagem cultural ampla, e os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos escolares.

Devemos acreditar que todos os alunos podem aprender, valorizo a participação e incentivo da família no contexto escolar, pois a motivação e interesse do aluno é peça fundamental para a aquisição da aprendizagem e este deve vir para a escola com pré-disposição para estudar, participando e interagindo nas aulas, tornando sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem.

É visto que, busco sempre refletir sobre a minha prática pedagógica, pois sou uma professora que fica atenta às novidades pedagógicas, gosto de compartilhar minhas experiências e buscar novas ações e atividades diferenciadas, por isso me considero uma eterna aprendiz. Aprendo a todo momento e cada instante percebo que tenho muito que aprender.

É muito importante valorizar a união e as relações interpessoais do corpo pedagógico, pois as trocas de experiências enriquece muito a bagagem do professor.

É sabido que este também tem que ser investigador, pesquisador e planejador de suas ações pedagógicas. Portanto, sou uma professora que acredita na educação. Desenvolvo meu trabalho com responsabilidade, gosto do que faço e me considero aberta a novas metodologias e aprendizagem, concretizando uma professora-aprendiz.


Creuza Mendes Gontijo